sábado, 26 de março de 2011

A criança e a aprendizagem

A capacidade de aprendizagem das crianças é algo fascinante! Desde que nasce, a criança adquire as capacidades fundamentais para viver, apenas no espaço de uns anos. Reparem, caros leitores, que tudo é uma novidade, tudo tem que ser aprendido e apreendido. Desde a forma como é processado o primeiro som ao simples movimento de direccionar a mão para um determinado objecto. Em nenhum outro momento das nossas vidas temos a capacidade para absorver tanta informação e gravá-la no nosso cérebro como quando somos crianças. Nem os futuros médicos, que cumprem um currículo muito exigente, que os obriga a muito estudo, conseguiriam reter a quantidade de informação que é recolhida e gravada por uma criança!
Mas de que forma é que a criança aprende tudo isto? Ora a criança aprende, ouvindo, vendo, cheirando, tocando, provando, isto é, EXPERIMENTANDO! É na experiência que a criança vai tentando, por exemplo, agarrar num objecto. É na experiência que a criança erra e faz várias tentativas até perceber como se faz bem.
Ora, esta experiencia de que temos vindo a falar só é possível em interacção, ou seja, só é possível com alguém que a direccione para o caminho que a levará ao sucesso, que a levará a fazer bem o que está experimentando. Isto significa que o adulto que ajuda a criança em todo este processo é, precisamente, o adulto que fornece o MODELO. O modelo, afinal, não é mais do que a forma correcta de fazermos determinada coisa. Ainda assim, convém sublinhar que o modelo é mais facilmente apreendido quando os adultos que o fornecem são adultos de referência, ou seja, dito de outra forma, modelos de identificação. Sem dúvida que a escola fornece experiências importantíssimas para o desenvolvimento das nossas crianças, mas é importante referir que, para elas, os pais surgem sempre como modelos preferenciais de aprendizagem.
Uma aprendizagem que cresce com a criança. E que, começando por ser mais empírica, como vimos, evolui para aprendizagens cada vez mais elaboradas e abstractas, isto é, para formas de pensamento. Tal como uma criança aprende a pegar num lápis, também aprende que atitudes ter perante determinadas situações. É por isso que é tão importante, tal como nos diz Ann Kahn, lembrar os pais de que, se tiverem uma atitude positiva e de envolvimento com a escola, as crianças mais facilmente percebem a importância da escola e da educação para o seu desenvolvimento, tomando o processo de aprendizagem como algo positivo.
As crianças agradecem!        
Ana Rita Barros

Sem comentários:

Enviar um comentário